De Perpetua Virginitate B. Mariae

Caput 23

Non negamus viduas, non negamus maritatas [Al. maritas], sanctas mulieres inveniri; sed quae uxores esse desierint, quae in ipsa necessitate conjugii virginum imitentur castitatem. Hoc est, quod Apostolus breviter, Christo in se loquente, testatus est: «Innupta cogitat quae Dei sunt, quomodo placeat Deo: nupta vero cogitat quae sunt mundi, quomodo placeat viro» (I Cor. VII, 34); nobis super hoc campum intelligentiae derelinquens.

Neque tamen alicui necessitatem imponit aut laqueum, sed id quod honestum est, suadet, volens omnes esse sicut seipsum. Et quamquam de virginitate praeceptum Domini non habeat: quia ultra homines est; et quodammodo impudentis erat, adversum naturam cogere, alioque modo dicere, Volo vos esse, quod Angeli sunt: unde et virgo majoris est mercedis, dum id contemnit, quod si fecerit, non delinquit; nihilominus in cohaerentibus infert: «Consilium autem do, tamquam misericordiam consecutus a Domino, ut sim fidelis. Existimo ergo hoc bonum esse propter instantem necessitatem; quia bonum est homini sic esse.» Quae est ista necessitas?

«Vae praegnantibus et nutrientibus in illa die» (Matt. XXIV, 19, et Marc. XIII, 17). Ideo silva succrescit, ut postea recidatur. Ideo ager seritur, ut metatur. Jam plenus est orbis, terra nos non capit. Quotidie bella nos secant, morbi subtrahunt, naufragia absorbent, et nihilominus de terminis litigamus?

De hoc numero sunt illi, qui Agnum sequuntur (Apoc. II), qui vestimenta sua non coinquinaverunt, virgines enim permanserunt. Observa quid significet, coinquinaverunt. Ego non audeo exponere, ne Helvidius calumnietur.

Quod autem ais quasdam esse virgines tabernarias; ego tibi plus dico, esse in his et adulteras, et, quo magis mireris, clericos esse caupones, et monachos impudicos. Sed quis non statim intelligat, nec tabernariam virginem, nec adulterum monachum, nec clericum posse esse cauponem? Numquid virginitatis [Al. virginitas] est culpa, si simulator virginitatis in crimine est?

Ego certe, ut aliis personis praetermissis ad Virginem veniam: quae institorias exercet artes, nescio an corpore, quod scio, spiritu virgo non permanet.

A Virgindade Perpétua de Maria

Capítulo 23

Não negamos que se encontram mulheres santas entre viúvas e casadas, mas porque deixaram de ser esposas, porque, no estreito vínculo do casamento, imitam a castidade das virgens. Eis o que o apóstolo, enquanto Cristo estava falando através dele, declarou brevemente: «A mulher solteira cuida das coisas de Deus, do modo de agradar a Deus. Mas a mulher casada cuida das coisas do mundo, do modo de agradar ao marido» (I Cor. VII, 32-34); concedendo-nos liberdade de entendimento a respeito deste assunto.

E não impõe alguma necessidade nem arma uma cilada para ninguém, mas recomenda o que é honroso, desejando que todos sejam como ele mesmo. Ainda que não tenha algum preceito do Senhor acerca da vingindade, porque isso está acima dos homens. Também seria, de certo modo, audacioso forçar contra a natureza e dizer em outras palavras: Quero que sejais como são os anjos. Por isso, a virgem revela-se digna de maior recompensa, enquanto renuncia ao que, caso fizesse, não seria condenável. Contudo, no contexto, ressalta: «Dou, porém, um conselho como homem que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança. Julgo que essa condição é boa, por causa das angústias presentes; sim, é bom ao homem ficar assim» (I Cor. VII, 25-26). Que condição é essa?

«Ai daquelas que estiverem grávidas e estiverem amamentando naqueles dias!» (Mat. XXIV, 19, e Marc. XIII, 17). A floresta cresce com o intuito de ser cortada mais tarde. O campo é semeado com o intuito de ser colhido. O mundo já está cheio, a terra não nos contém. Diariamente, guerras nos assolam, doenças diminuem nossas fileiras, naufrágios nos vitimaram e, ainda assim, estamos disputando acerca de limites de propriedade?

Entre este número estão aqueles que seguem o Cordeiro (Apoc. III, 4; XIV, 4), que não contaminaram suas vestes, pois permaneceram virgens. Observa o que significa «contaminaram». Eu não ouso explicar, para evitar que Helvídio calunie.

Mas, quanto ao fato de dizeres que algumas virgens são frequentadoras de tabernas; eu te digo mais, que entre elas também há adúlteras, e, para que fiques mais surpreso, que há clérigos taberneiros e monges devassos. Mas quem não percebe imediatamente que uma frequentadora de taberna não pode ser virgem, um adúltero não pode ser monge e um taberneiro não pode ser clérigo? Porventura, é culpa da virgindade se alguém que finge virgindade é alvo de alguma acusação?

Tendo omitido outras pessoas para chegar à virgem que se dedica às artes de mercador, eu, certamente, ignoro se ela permanece virgem no corpo, o que eu sei é que ela não permanece virgem no espírito.