De Perpetua Virginitate B. Mariae

Caput 15

O furor caecus, et in proprium exitium mens vesana! Dicis ad crucem Domini matrem ejus fuisse praesentem, dicis Joanni discipulo ob viduitatem et solitudinem commendatam: quasi juxta te non haberet quatuor filios, et innumeras filias, quarum consortio frueretur? Viduam quoque nominas, quod Scriptura non loquitur. Et cum omnia Evangelistarum exempla proponas, solius tibi Joannis verba non placent. Dicis transitorie, ad crucem Domini eam fuisse praesentem, ne consulto praeterisse videaris: et tamen quae cum illa mulieres fuerint, siles. Ignoscerem nescienti, nisi viderem consulto reticentem.

Audi, itaque, Joannes quid dicat: «Stabant autem juxta crucem Jesu mater ejus, et soror matris ejus Maria Cleophae, et Maria Magdalene» (Joan. XIX, 25).

Nulli dubium est, duos fuisse Apostolos Jacobi vocabulo nuncupatos, Jacobum Zebedaei, et Jacobum Alphaei. Istum, nescio quem minorem Jacobum, quem Mariae filium, nec tamen matris Domini Scriptura commemorat, Apostolum vis esse, an non? Si Apostolus est, Alphaei filius erit; et credet in Jesum; et non erit de illis fratribus, de quibus, scriptum est: Neque enim tunc fratres ejus credebant in eum. Si non est Apostolus, sed tertius nescio quis Jacobus, quomodo est frater Domini putandus, et quomodo tertius ad distinctionem majoris appellabitur minor, cum major et minor, non inter tres, sed inter duos soleant praebere distantiam; et frater Domini Apostolus sit, Paulo dicente: «Deinde post triennium veni Jerusalem videre Petrum, et mansi apud illum diebus quindecim. Alium autem Apostolorum vidi neminem, nisi Jacobum fratrem Domini» (Galat. I, 18, 19)? Et in eadem Epistola: «Et cognita gratia, quae data est mihi, Petrus et Jacobus et Joannes, qui videbantur columnae esse» (Gal. II, 9). Ne autem hunc putes Jacobum filium Zebedaei, lege Actus Apostolorum. Jam ab Herode fuerat interemptus.

Restat conclusio, ut Maria ista quae Jacobi minoris scribitur mater, fuerit uxor Alphaei, et soror Mariae matris Domini, quam Mariam Cleophae Joannes Evangelista cognominat, sive a patre, sive gentilitate familiae aut quacumque alia causa ei nomen imponens.

Si [Al. Sin] autem inde tibi alia atque alia videtur, quod alibi dicatur: Maria Jacobi minoris mater: et hic Maria Cleophae [Al. Cleophe]: disce Scripturae consuetudinem, eumdem hominem diversis nominibus nuncupari. Raguel socer Moysi, et Jethro dicitur. Gedeon, nullis causis immutati nominis ante praemissis, subito Jerobaal legitur. Ozias rex Juda, vicissim Azarias vocatur. Mons Thabor, Itabyrium dicitur. Rursum Hermon Phoenices cognominant Sanior, et Amorraeus cognominat eum Sanir. Eadem coeli plaga tribus nominibus appellatur, Nageb, Theman, Darom, lege Ezechiel. Petrus, et Simon dicitur, et Cephas. Judas zelotes, in alio Evangelio Thaddaeus dicitur: multaque alia quae ad exemplum horum pertinent ipse sibi de omnibus Scripturis lector poterit congregare.

A Virgindade Perpétua de Maria

Capítulo 15

Oh loucura cega, e mente insensata para sua própria ruína! Dizes que, junto da cruz do Senhor, sua mãe estava presente, dizes que ela, por causa de sua viuvez e soledade, foi confiada a João; como se ela não tivesse quatro filhos e inúmeras filhas, de cujo convívio teria usufruído? Também a chamas de viúva, o que a Escritura não declara. E ainda que apresentes todos os exemplos dos evangelistas, somente as palavras de João não te agradam. Dizes, de passagem, que ela estava presente junto da cruz do Senhor, para não parecer que foram deliberadamente omitidos; e contudo, guardas silêncio sobre as mulheres que estiveram com ela. Eu perdoaria à tua ignorância, se não visse que te calas deliberadamente.

Ouve, pois, o que João diz: «Junto à cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.» (João XIX, 25).

Há nenhuma dúvida que havia dois Apóstolos chamados com o nome de Tiago: Tiago, o filho de Zebedeu, e Tiago, o filho de Alfeu. Sustentas que este Tiago, um certo Menor, a quem a Escritura menciona como filho de Maria, não contudo da mãe do Senhor, é um apóstolo, ou não? Se é um apóstolo, há de ser filho de Alfeu, e crerá em Jesus, e não será daqueles irmãos, sobre os quais está escrito: «Pois, naquele tempo, nem mesmo seus irmãos criam nele.» Se não é um apóstolo, mas algum terceiro Tiago, como pode ser considerado irmão do Senhor? E como será chamado menor para distingui-lo de maior, quando maior e menor costumam evidenciar a diferença não entre três, mas entre dois? E além disso, o irmão do Senhor seria um apóstolo, uma vez que Paulo afirma: «Em seguida, após três anos, subi a Jerusalém para avistar-me com Pedro e fiquei com ele quinze dias. Dos outros apóstolos não vi nenhum, a não ser Tiago, o irmão do Senhor» (Gál. I, 18, 19)? E na mesma epístola: «E conhecida a graça que me foi concedida, Pedro, Tiago e João, que pareciam ser colunas» (Gál. II, 9). Para que não consideres este Tiago como filho de Zebedeu, lê os Atos dos Apóstolos. Ele já tinha sido morto por Herodes.

Resta a conclusão que essa Maria que é descrita como mãe de Tiago, o Menor, seria esposa de Alfeu, e irmã de Maria, a mãe do Senhor. O evangelista João a chama de Maria de Cléofas, atribuindo-lhe este nome seja por causa de seu pai, seja por causa de seus vínculos familiares ou por qualquer outra razão.

Mas, se te parece que há duas mulheres distintas, porque em outro lugar ela é chamada «Maria, mãe de Tiago, o Menor», e aqui «Maria de Cléofas», aprende o costume da Escritura de designar um mesmo indivíduo por diferentes nomes. Raguel, sogro de Moisés, é também chamado Jethro. Gideão, sem nenhum motivo revelado previamente para a mudança de nome, se lê de repente Jerobaal. Ozias, rei de Judá, por sua vez, é chamado de Azarias. O Monte Tabor também se chama Itabyrium. Novamente, os Fenícios chamam Hermon de Sanior, e o Amorreu o chama de Sanir. A mesma região do país é mencionada com três nomes: Nagueb, Temã, Darom, lê em Ezequiel. Pedro é também chamado Simão e Cefas. Judas, o Zelota, em um outro evangelho é chamado Tadeu. A exemplo destas passagens, o leitor poderá reunir por si mesmo muitas outras que se estendem por todas as Escrituras.