De Perpetua Virginitate B. Mariae

Caput 12

Hieronymus.—Nos autem ita definimus: Omnis unigenitus est primogenitus: non omnis primogenitus est unigenitus. Primogenitus est, non tantum post quem et alii: sed ante quem nullus.

«Omne, inquit Dominus ad Aaron, quod aperit vulvam, ab omni carne quae offertur Domino, ab homine usque ad pecus, tibi erunt: tantummodo pretiis redimant primogenita hominum, et primogenita pecorum immundorum» (Exod. XXXIV, 19, 20, et Num. XVIII, 15).

Definivit sermo Dei, quid sit primogenitum, «Omne, inquit, quod aperit vulvam». Alioqui si non est primogenitus, nisi is tantum, quem sequuntur fratres, tamdiu sacerdotibus primogenita non debentur quamdiu et alia fuerint procreata; ne forte partu postea non sequente, unigenitus sit, et non primogenitus.

«Redemptio, inquit, ejus erit ab uno mense, aestimatio quinque siclorum. Siclus, secundum siclum sanctuarii, viginti oboli sunt. Tantummodo primogenita vitulorum, et primogenita ovium, et primogenita caprarum non redimes, quia sancta sunt» (Num. XVIII, 16, 17).

Cogit me sermo Dei, ut omne quod aperit vulvam, si de mundis animalibus sit, Deo voveam; si de immundis, redimam: dans pretium sacerdoti. Possum respondere, et dicere. Quid me in unius mensis stringis articulo? Quid primogenitum vocas, quem an fratres sequantur, ignoro? Exspecta donec nascatur secundus. Nihil debeo sacerdoti, nisi et ille fuerit procreatus, per quem is qui ante natus est, incipiat esse primogenitus. Nonne mihi ipsi apices loquentur, et me stultitiae redarguent, eum esse dictum primogenitum, qui aperiat vulvam, non qui habeat et fratres?

Denique interrogo de Joanne, quem constat esse unigenitum, an et primogenitus fuerit? Utrumne et ipse secundum Legem, pro toto ei legi fuerit obnoxius? Ambigi non potest.

Certe de Salvatore Scriptura sic loquitur: «Cum expleti essent dies purgationis eorum, secundum Legem Moysi, duxerunt eum in Jerusalem, ut offerrent eum Domino: sicut scriptum est in Lege Domini: Quia omne masculinum adaperiens vulvam, sanctum Domino vocabitur, et ut darent hostias secundum quod dictum est in Lege Domini, par turturum, aut duos pullos columbarum» (Luc. II, 22 seqq.).

Si haec lex tantum ad primogenitos pertinet, primogenitum autem sequentes faciunt, non debuit lege primogeniti teneri, qui de sequentibus ignorabat. Sed quia tenetur lege primogeniti, etiam ille quem fratres caeteri non sequuntur: colligitur eum primogenitum vocari, qui vulvam aperiat et ante quem nullus sit, non eum quem frater post genitus subsequatur.

Moyses scribit in Exodo: «Factum est autem circa mediam noctem et, Dominus percussit omne primogenitum in terra Aegypti, a primogenito Pharaonis, qui sedebat super thronum ejus, usque ad primogenitum captivae, quae est ad lacum, et omne primogenitum pecoris» (Exod. XII, 29).

Responde mihi, Qui tunc ab exterminatore fuerant interempti, primogeniti fuerunt an et unigeniti? Si primogeniti tantum illi vocantur, qui fratres habent, ergo ab internecione unigeniti liberati sunt. Si autem ut unigeniti caesi sunt, contra sententiam factum est, et inter primogenitos et unigeniti morerentur. Aut unigenitos liberabis a poena, et ridiculus eris: aut si confiteberis interfectos, ingratis obtinebimus, et unigenitos primogenitos appellari.

A Virgindade Perpétua de Maria

Capítulo 12

Jerônimo.—Nós, por outro lado, assim definimos: Todo unigênito é primogênito; mas nem todo primogênito é unigênito. Primogênito diz respeito não apenas àquele depois de quem outros nasceram, mas também àquele antes de quem ninguém nasceu.

«Tudo, disse o Senhor a Aarão, o que abre a madre, de qualquer carne que se oferece ao Senhor, desde o homem até os animais, pertencer-te-á; que somente se resgatem os primogênitos dos homens a preço de ouro e, igualmente, os primogênitos dos animais impuros» (Exod. 34, 19-20, e Num. 18, 15).

A palavra de Deus define o que significa primogênito: «Tudo o que abre a madre». De outro modo, se primogênito fosse somente aquele seguido por irmãos, primogênitos não seriam devidos aos sacerdotes até que outros tenham sido gerados, pois, na hipótese de não haver parto subsequente, seria o único filho, mas não o primogênito.

«O seu resgate ocorrerá a partir de um mês, e o preço será de cinco siclos. O siclo, de acordo com o siclo do santuário, é de vinte óbolos. Somente os primogênitos dos bezerros, os primogênitos das ovelhas e os primogênitos das cabras não resgatarás, porque são santos» (Núm. 18, 16-17).

A palavra de Deus me compele a consagrar a Deus tudo o que abre a madre, se for o primogênito de animais puros, e a resgatar, se for de animais impuros, dando o valor ao sacerdote. Eu posso responder e dizer: Por que me constranges em um curto espaço de um mês? Por que chamas primogênito, quando não sei se seria seguido por irmãos? Espera até que nasça o segundo. Nada devo ao sacerdote, a não ser que tenha sido gerado aquele, por causa de quem o que nasceu antes começaria a ser o primogênito. Não é verdade que as próprias letras da lei deporão contra mim, e me convencerão de demência, porque foi estabelecido que primogênito é aquele que abre a madre, não quem tem irmãos?

Por fim, indago a respeito de João, que consta ser filho único, se também teria sido primogênito, e se, conforme a Lei, ele próprio teria sido inteiramente submetido a essa Lei. Não se pode duvidar.

Em todo caso, a Escritura fala desta maneira acerca do Salvador: «Quando se completaram os dias de purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no à Jerusalém afim de apresenta-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor. Porque todo macho que abre a madre será consagrado ao Senhor, e para oferecerem em sacrifício, como vem dito na Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos» (Lucas 2, 22ss.).

Se esta lei se aplica somente aos primogênitos, mas, quanto ao primogênito, são os filhos subsequentes que atestam esta designação, não deveria ser submetido à lei do primogênito aquele que ignorava se teria irmãos subsequentes. Mas, visto que também está sujeito à lei do primogênito aquele que não é seguido por outros irmãos, conclui-se que é chamado primogênito aquele que abre a madre e que não foi precedido por ninguém, não aquele que, depois de seu nascimento, é seguido por um irmão.

Moisés escreve em Êxodo: «Aconteceu, pois, que, cerca de meia noite, o Senhor feriu todo primogênito na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava sobre o seu trono, até o primogênito da escrava, que está na cova, e todo o primogênito dos animais» (Êxodo 12, 29).

Reponde-me: aqueles que então foram mortos pelo Exterminador, eram primogênitos ou também unigênitos? Se somente aqueles que têm irmãos são chamados primogênitos, por conseguinte, os unigênitos foram poupados do extermínio. Mas, se foram mortos como unigênitos, isso se deu contra a sentença e os unigênitos teriam sucumbido junto com os primogênitos. Ou isentarás os unigênitos da punição, e cairás no ridículo, ou, se, contra tua vontade, reconheceres que foram mortos e que unigênitos são chamados de primogênitos, prevaleceremos.