CONCÍLIO DE TRENTO (1546)

SESSIO IV

Decretum de Canonicis Scripturis

SESSÃO IV

Decreto sobre as Escrituras Canônicas

Sacrosancta oecumenica et generalis Tridentina Synodus, in Spiritu Sancto legitime congregata, ... hoc sibi perpetuo ante oculos proponens, ut sublatis erroribus puritas ipsa Evangelii in Ecclesia conservetur, quod promissum ante per Prophetas in Scripturis sanctis Dominus noster Jesus Christus Dei Filius proprio ore primum promulgavit, deinde per suos Apostolos tamquam fontem omnis salutaris veritatis et morum disciplinae 'omni creaturae praedicari' (Mc 16.15) jussit; perspiciensque, hanc veritatem et disciplinam contineri in libris scriptis et sine scripto traditionibus, quae ab ipsius Christi ore ab Apostolis acceptae, aut ab ipsis Apostolis Spiritu Sancto dictante quasi per manus traditae ad nos usque pervenerunt, orthodoxorum Patrum exempla secuta, omnes libros tam Veteris quam Novi Testamenti, cum utriusque Unus Deus sit auctor, nec non traditiones ipsas, tum ad fidem, tum ad mores pertinentes, tamquam vel oretenus a Christo, vel a Spiritu Sancto dictatas et continua successione in Ecclesia catholica conservatas, pari pietatis affectu ac reverentia suscipit et veneratur. Sacrorum vero librorum indicem huic decreto adscribendum censuit, ne cui dubitatio suboriri possit, quinam sint, qui ab ipsa Synodo suscipiuntur. Sunt vero infra scripti.

Testamenti Veteris: Quinque Moisis, id est Genesis, Exodus, Leviticus, Numeri, Deuteronomium; Iosue, Iudicum, Ruth, quatuor Regum, duo Paralipomenon, Esdrae primus et secundus, qui dicitur Nehemias, Tobias, Iudith, Esther, Iob, Psalterium Davidicum centum quinquaginta psalmorum, Parabolae, Ecclesiastes, Canticum Canticorum, Sapientia, Ecclesiasticus, Isaias, Ieremias cum Baruch, Ezechiel, Daniel, duodecim Prophetae minores, id est Osea, Ioel, Amos, Abdias, Ionas, Michaeas, Nahum, Habacuc, Sophonias, Aggaeus, Zacharias, Malachias; duo Machabaeorum primus et secundus.

Testamenti Novi: Quatuor Evangelia, secundum Matthaeum, Marcum, Lucam, loannem; Actus Apostolorum a Luca Evangelista conscripti, quatuordecim epistolae Pauli Apostoli, ad Romanos, duae ad Corinthios, ad Galatas, ad Ephesios, ad Philippenses, ad Colossenses, duae ad Thessalonicenses, duae ad Timotheum, ad Titum, ad Philemonem, ad Hebraeos; Petri Apostoli duae, Ioannis Apostoli tres, Jacobi Apostoli una, Judae Apostoli una, et Apocalypsis Joannis Apostoli.

Si quis autem libros ipsos integros cum omnibus suis partibus, prout in Ecclesia catholica legi consueverunt et in veteri vulgata latina editione habentur, pro sacris et canonicis non susceperit, et traditiones praedictas sciens et prudens contempserit: anathema sit.

Omnes itaque intelligant, quo ordine et via ipsa Synodus post iactum fidei confessionis fundamentum sit progressura, et quibus potissimum testimoniis ac praesidiis in confirmandis dogmatibus et instaurandis in Ecclesia moribus sit usura.

O sacrossanto Sínodo ecumênico e geral de Trento, legitimamente reunido no Espírito Santo, ... mantendo sempre diante dos olhos o propósito de que, afastados os erros, se conserve na Igreja a pureza do Evangelho que, prometido antes pelos profetas nas Escrituras Santas, nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, primeiramente promulgou por sua própria boca e depois, por meio de seus Apóstolos, ordenou que fosse pregado a todas as criaturas como fonte de toda verdade salutar e de toda disciplina de costumes, e vendo perfeitamente que esta verdade e disciplina estão contidas nos livros escritos e nas tradições não escritas que, recebidas pelos Apóstolos da boca do próprio Cristo, ou transmitidas pelos mesmos Apóstolos sob inspiração do Espírito Santo, chegaram como de mão em mão até nós, seguindo os exemplos dos Padres ortodoxos, recebe e venera, com igual sentimento de piedade e reverência, todos os livros tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, visto que um só Deus é o autor de ambos, e também as tradições pertinentes tanto à fé como aos costumes, como provenientes da boca de Cristo ou ditadas pelo Espírito Santo e conservadas na Igreja católica por contínua sucessão. E decidiu acrescentar a este decreto o índice dos livros sagrados, para evitar que a alguém possam surgir dúvidas a respeito de quais são os recebidos por este mesmo Sínodo. Estão abaixo elencados.

Do Antigo Testamento: Cinco de Moisés, isto é, Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, quatro livros dos Reis, dois dos Paralipômenos, Esdras, o primeiro e o segundo (que é chamado de Neemias), Tobias, Judite, Ester, Jó, Saltério Davídico de cento e cinquenta salmos, as Parábolas, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico, Isaías, Jeremias com Baruc, Ezequiel, Daniel, doze Profetas menores, isto é, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, dois livros dos Macabeus, o primeiro e o segundo.

Do Novo Testamento: Quatro Evangelhos, segundo Mateus, Marcos, Lucas e João, os Atos dos Apóstolos, escritos pelo Evangelista Lucas, quatorze epístolas do Apóstolo Paulo, aos Romanos, duas aos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, duas aos Tessalonicenses, duas a Timóteo, a Tito, a Filemon, aos Hebreus, duas do Apóstolo Pedro, três do Apóstolo João, uma do Apóstolo Tiago, uma do Apóstolo Judas, e o Apocalipse do Apóstolo João.

Se, porém, alguém não receber, como sagrados e canônicos, estes mesmos livros, íntegros, com todas suas partes, como costumavam ser lidos na Igreja católica e estão contidos na antiga edição da Vulgata Latina, e desprezar, ciente e propositadamente, as tradições supracitadas: seja anátema.

Portanto, compreendam todos, depois de lançado o fundamento da confissão de fé, em que ordem e com qual método há de prosseguir o próprio Sínodo e, principalmente, de quais testemunhos e auxílios há de se servir para confirmar os dogmas e restabelecer os costumes na Igreja.


FONTE

DENZINGER, H. & HÜNERMANN, P. Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral. São Paulo: Paulus/Loyola, 2007. p. 395-396.